Imprensa

Entrevista: “A confiança, antes estabelecida pela autoridade, agora precisa ser conquistada pela transparência”

Como estimular a retomada da economia com base em uma nova mentalidade de gestão e negócios?

SC INOVA 11/08/2020

Um movimento pela retomada da economia em Santa Catarina, com foco em uma nova mentalidade de negócios – inspirada em ações digitais e novas metodologias de gestão – para executivos, gestores e empreendedores de pequenas e médias empresas. Esse é o propósito que criou o Movimento Go On (“Siga em frente”), lançado em julho passado pelos empresários Delton Batista e Gerson Otto e que disponibiliza uma série de conteúdos digitais em trilhas como Gestão, Marketing e Vendas, Educação Financeira e Desenvolvimento Pessoal, entre outros temas.

O ideia é inspirada nos conceitos de Capitalismo Consciente, na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no recém-lançado Plano de Recuperação da União Europeia (com foco na Economia Digital) e no projeto Travessia, da FIESC, que convoca diversos setores da economia a superar a crise por meio da transformação de seus negócios.

Não à toa, o primeiro programa lançado pelo movimento chama-se “War Room” (Sala de Guerra), um modelo de mentoria com duração de 100 dias para as empresas criarem uma agenda de prioridades que passa tanto pela revisão de operações, aumento de produtividade, maximização de vendas, revisão de portfólios e canais de comercialização, atuação digital e valor de marca.

“Com o novo cenário, a revisão de processos em busca de produtividade, a redução de estoques, orçamento base zero e custos mínimos são temas urgentes em todas as organizações”, afirma Gerson Otto, que foi diretor geral de operações na Dudalina. Seu sócio Delton Batista, executivo que atuou em grandes empresas como Ambev, Grupo RBS e OI Telecom, e respondeu ao SC Inova sobre como essa iniciativa tem sido recebida por um mercado fortemente impactado pela pandemia. 

ENTREVISTA COM DELTON BATISTA, COFUNDADOR DO MOVIMENTO GO ON:

SC INOVA – O novo cenário pós-pandemia ainda é totalmente incerto, mas o que dá pra dizer que “morreu” em termos gerenciais, daqui por diante? Ou seja, o que não pode mais ser aplicado nas empresas mais tradicionais?

DELTON BATISTA – Os líderes da nova economia precisam ter um modelo mental voltado para um mundo em transformação, onde marcas e empresas cumprem papel genuíno de contribuir para a melhoria da vida das pessoas, através de seus produtos, serviços e posicionamento.

A confiança, antes estabelecida na base da autoridade, agora precisa ser conquistada pela transparência. O chefe que sabia de todas as respostas dá lugar para um líder que cria um ambiente de incentivo ao questionamento permanente onde predomina a liberdade para experimentar (e errar). O modelo de gestão hierárquico é substituído por um modelo fluido, baseado em projetos e no ambiente colaborativo, propício para geração de novas ideias, soluções e para inovação.

SC INOVA – De que forma o ecossistema de tecnologia pode ajudar ou ensinar aos negócios que foram mais impactados?

DELTON – A conexão de empresas estabelecidas com startups ou empresas inovadoras é fundamental para o que chamamos de inovação aberta. O contato com estas organizações agrega no aprendizado sobre modelos de gestão mais simples, enxutos e produtivos, e em formatos de soluções de problemas através da criatividade e compartilhamento com fornecedores, parceiros de negócios, times internos e insights diferenciados. Por outro lado, também para o ecossistema de inovação, a aproximação com empresas gera conexões com novos mercados e o enfrentamento com desafios reais. Um ganha-ganha fundamental para este momento de travessia.

SC INOVA – Fale um pouco sobre como as ações do movimento tem sido recebidas entre empresários e empreendedores aqui da região. 

DELTON – A adesão tem sido crescente de profissionais e lideranças em busca do aprendizado contínuo e da troca de experiências. Através das entidades parceiras, como as ADVBs do Sul do Brasil e o Conselho Regional de Representantes Comerciais, além de presidentes e ex-presidentes de organizações como Movimento Pela Excelência, Associação Catarinense de Tecnologia e OAB-SC, já se percebe como as diferentes vivências geram um positivo ambiente para se pensar em caminhos e alternativas. 

Os primeiros conteúdos gratuitos já foram disponibilizados, como o Painel de Integração Operações & Vendas. A partir de agosto, entram no ar capacitações nas trilhas de marketing, vendas B2B, gestão de processos, indústria 4.0 e novo perfil de liderança. O projeto prevê trilhas de inovação, educação financeira e desenvolvimento pessoal.

Fonte: SC INOVA.


  • GO ON; Gerson Otto; Delton Batista; Inovação; Transformação de empresas; Crescimento; Retomada da economia

Conteúdo relacionado

Todos os posts